Impressão em grandes formatos

Hoje eu vou abordar um tema que gera muitas dúvidas, que é sobre impressão em grandes formatos. Hoje é para tirar essas dúvidas, para tentar comentar tentar, argumentar de uma maneira um pouco mais clara, as pessoas que tem dúvidas quando elas criam impressão em grande formato.

Então como é que funciona essa questão de grande formato;

Se você já trabalha com grandes formatos, se você simplesmente é um curioso e quer saber como é que funciona essa questão a gente tem algumas situações particulares, quando você trabalha com material publicitário, material impresso, material gráfico de que quando você trabalha com materiais para comunicação visual, lonas fachadas, banners enfim.

Eu não tenho muita experiência com essa segunda parte com essa parte de comunicação visual, o que eu sei de comunicação visual é uma consequência do meu trabalho, eu sou arte finalista, então o que eu sei de comunicação visual, foi o que eu aprendi na prática trocando experiência também com colegas de trabalho, com os fornecedores que me atendem que me atenderam. O que eu sei de comunicação visual não é muito aprofundado, não é muito técnico então o que eu vou dizer para vocês aqui, são recomendações, dicas, próprias dicas minhas que eu adquiri durante as experiências, durante os anos de experiência que eu tenho com arte final e também produzindo material gráfico, material publicitário e também de comunicação visual.

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A minha experiência é mais na parte gráfica, eu trabalho com material para impressão Offset para impressão digital, para impressão publicitária, materiais como panfletos, cartazes, folders catálogos, enfim todo tipo de impressão convencional, utilizando tinta e impressora Offset, utilizando plotters ou impressoras de recorte ou lonas. Já não é muito o meu forte apesar de que eu já trabalhei com isso há bastante tempo, mas produzindo material não imprimindo, não fabricando não colocando isso em prática na impressora.
Como eu tenho feito como eu recomendo que você faça, muita gente me pergunta vamos primeiro por pontos para a gente não acabar se perdendo aqui no assunto.

Veja alguns exemplos:

No vídeo de metros do outdoor de metros, eu fiz um outdoor de metros com o tamanho proporcional. Ou seja, ao invés de metros ele ficou com metros utilizando do tamanho real do tamanho final do meu material. Por que primeiro que alguns aplicativos possuem limitações de espaço de área de trabalho, ou seja, o Adobe Illustrator, por exemplo, tem uma limitação do tamanho da prancheta, eu não tenho essa informação precisa agora, mas ela não pode ficar muito grande.

O aplicativo tem um limite, então você pode aumentar a página até certo ponto o Coreldraw tem um tamanho maior de prancheta, embora isso não seja infinito, mas ele tem um tamanho maior que permite você trabalhar também com pranchetas, ou com páginas muito grandes. Mas não é nem esse o caso além de você melhorar, de você otimizar o seu fluxo de trabalho quando você trabalha com arquivos menores, você também melhora o desempenho da sua máquina, do seu equipamento. Trabalhar com um projeto de metros em tamanho real na tela do seu computador é absurdamente danoso para o seu processamento. Você vai ter um projeto que vai ser desenvolvido em metros, utilizando imagens de alta qualidade, imagem de alta definição, vetores complexos e tudo isso faz a sua máquina torrar o cérebro, pensando e processando toda a informação.

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Então tanto para otimizar o seu fluxo de trabalho para evitar que você precise ficar esperando o computador processar cada comando, porque o arquivo fica muito pesado. Você pode trabalhar proporcionalmente Isso é só um dos critérios não é regra, também nada que te impeça de trabalhar com metros se você tem uma máquina potente ou vai trabalhar só com vetores e texto, além disso, todo o material que é feito para a mídia externa que é feito para comunicação visual a maioria ou senão todo ele precisa de um certo nível de afastamento.

Certa distância, a pessoa precisa se distanciar até certo ponto para que ela consiga enxergar a imagem e entender o que está impresso, entender o que está ali naquela lona, o que está ali naquele outdoor, o que está ali naquela fachada. Então não adianta você produzir o material em tamanho real se a pessoa não vai precisar de tanta qualidade, assim para enxergar, para entender o seu material impresso. Eu digo isso porque se você imprimir um outdoor de metros em tamanho real, você imprimindo em DPi e colocar isso na frente da pessoa ela vai precisar se afastar muito, mas muito mesmo para que ela consiga entender e enxergar o outdoor de metros e ela consiga entender o que está ali naquela imagem, o que foi impresso, quais são os textos o que está escrito ali.
Então não adianta você imprimir um material numa qualidade fantástica, se a pessoa vai precisar se afastar tanto assim, ela não vai nem perceber a qualidade da impressão. Não adianta, é justamente esse critério que a gente utiliza para a questão da proporcionalidade, é por isso que a gente usa uma imagem em tamanho menor num tamanho de sendo que a indústria de comunicação visual recomenda do tamanho final, vírgula alguma coisa no padrão de outdoors que eles utilizam nas empresas de comunicação visual.

Continuaremos sobre este assunto no próximo artigo, portanto não perca nosso próximo artigo em breve.

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